Itacaré é um pedaço do planeta azul, na Bahia-Brasil, na América do Sul, que faz o compositor amar, descansar e sonhar. Esta obra do compositor Cicero Bahia foi desenvolvida entre os anos de 2013 a 2016. Gravação concluída em 2016. Itacaré é um município do Estado da Bahia, no Brasil, localizado entre Ubaitaba, Uruçuca, Ilhéus e Itabuna , na Bahia. Em 2016 tinha cerca de 30 mil habitantes. É famoso pela sua beleza natural com lindas praias que atraem turistas e surfistas do mundo inteiro. A história de Itacaré é linda e facina os seus moradores. Por volta do ano 1000 EC, a região foi invadida pelos tupis que expulsaram os antigos habitantes que falavam a língua do tronco macro-ié do interior do continente. No século 16 com a chegada dos europeus a região já estava ocupada pelos tupininquis, quando o Jesuíta Luis da Grã construiu uma capela dedicada a São Miguel que batizou o povoado como São Miguel da Barra do Rio de Contas, juntamente com Ubaitaba que, na época, chamava-se ITAPIRA, que era a sede do município. Em 1735, o povoado tornou-se a sede do município e Ubaitaba (Itapira) seu distrito por determinação de D. Maria Athaide e Castro conhecida como Condessa do Resende, donatária da capitania de Ilhéus(BA). Passou a chamar-se Itacaré em 1931. Itacaré e Ubaitaba foram desmembradas pelo decreto n. 8.567 de 27 de julho de 1933. A região destacou-se pela boa formação geológica, com falésias e mata atlântica, cultura do cacau, cana de açúcar e café. Com o isolamente do Porto de Ilhéus, Itacaré destacou-se entre 1890 e 1940 com a produção de cacau. Em 1993, o Governo da Bahia criou a Área de Proteção Ambiental, desenvolvendo o ECOTURISMO. Com a rodovia Ilhéus-Itacaré tornou-se o centro turístico do litoral sul baiano, com o SURFE. A construção da ponte sobre o Rio de Contas integrou o acesso da cidade pela BA-001 até a península de Maraú e encurtou a distância de Salvador através do Ferry-boat/Bom Despacho/Ilha de Itaparica. A principal economia de Itacaré é o turismo com 90% do seu produto interno bruto. Os segmentos mais trabalhados são ecoturismo, sol, praia, turismo e esporte. As praias de Itacaré são a da Concha (veja foto na capa deste CD), Corinha, Costa, Engenhoca, Havaizinho, Itacarezinho, Jeribucaçu, Pontal, Prainha. Resende, Ribeira, São José, Serra Grande, que pertence ao município de URUÇUCA, praia do Siríaco e Tiririca. Itacaré é um pedaço do Brasil para o brasileiro amar, descansar e sonhar.

álbuns

O CD Baia de Todos os Santos (BTS) é a 19ª obra musical do compositor Cícero Bahia (Ano 2018). Foi um trabalho gravado entre os anos de 2016-2019 com 14 músicas, para os seus contemporâneos, inspirado nas maravilhas da Grande Bahia e das reminiscências do seu passado, como forma de se alegrar, contemplando as águas do atlântico sul, através do Golfo Baia de Todos os Santos (BTS), descoberto em 01/11/1501.
O CD Costa das Baleias (18º. CD, ano 2017) é uma obra gravada pelo compositor CICERO BAHIA, entre os anos de 2015-2019, como forma de desabafar e esquecer as mágoas, ressentimentos e as dores sofridas durante a vida, na esperança de que o Atlântico Sul possa levá-las através das correntes marítimas, para bem longe além da linha do horizonte, fazendo uma limpeza cabal de sua mente e de seu coração, para que possa ter paz mental e uma vida feliz no futuro.
FUTEBOL É GOL (Ano 2016) é o 17º CD do compositor baiano Cícero Bahia. Estilo eclético. Feito em homenagem ao povo da Bahia, do Brasil, da América e do Planeta Bola que gostam do esporte, cultura e lazer com responsabilidade. O conceito de futebol de campo vem de um conjunto de onze pessoas incluindo o goleiro, onde a equipe que marcar mais gols é a que será vencedora.
O CD Itacaré, céu e mar azul (Ano 2015) é o 16º. CD do compositor Cícero Bahia. Estilo forró-xote. Feito em homenagem à sua genitora e à sua avó materna que nasceram no município de Itacaré (BA), na divisa de Uruçuca (BA) e Ilhéus (BA), na região do Corisco. É uma homenagem póstuma aos seus entes queridos.